Grupos terapêuticos
Os grupos terapêuticos são uma outra forma possível de psicoterapia, que oferece a oportunidade de experienciar um processo terapêutico em conjunto com um grupo de pessoas que partilham o mesmo tipo de dificuldades, facilitando uma maior identificação com as várias temáticas exploradas e a possibilidade de receber apoio e encorajamento dos restantes membros do grupo.
Quais as vantagens de participar num grupo terapêutico?
– Ser conduzido por psicoterapeuta especializado e conhecer outras pessoas que partilham das mesmas dificuldades, que têm as mesmas duvidas e que sentem os mesmos receios, pode ser reconfortante e aliviar a sensação de estranheza por se sentir diferente, ao pensar que é a única pessoa a passar por determinada dificuldade.
– Partilhar dificuldades com um grupo comum, estimula o crescimento em conjunto e oferece a possibilidade de cada elemento servir de modelo para os outros. Acompanhar a evolução de cada pessoa, as suas lutas, as estratégias que cada um encontra para superar dificuldades, enfim, as suas conquistas, promove a sensação de esperança em relação à possibilidade de recuperação e, consequentemente, à hipótese de um futuro melhor.
– Previne a solidão, já que ao sentir-se incluído num grupo a tendência é sentir-se mais acompanhado e permite criar uma rede maior de apoio.
– É um ambiente seguro e controlado, protegido pelo pacto de sigilo, no qual se pode permitir fazer experiências, arriscar novas formas de agir, testar comportamentos, expressar ideias e sentimentos, que se mostrariam bastante mais difíceis de pôr em prática no mundo exterior, sem acontecerem num ambiente protegido e seguro.
Como funcionam na prática nossos grupos terapêuticos?
O trabalho terapêutico terá coordenação de uma mentora da equipe do IEB, escuta de experiências, reflexões e trabalhos vivenciais, que permitirá uma maior consciência da pessoa como um todo, suas relações, seus conflitos e dificuldades. Incluir a vivencia neste trabalho enriquece a experiência terapêutica, introduzindo uma ferramenta essencial à vivência do presente, do aqui e agora, de forma mais consciente e plena.
As sessões têm a duração de 2 horas terapêuticas e a inscrição em grupo e mediante o preenchimento de questionário e implicará no fechamento de número mínimo de participantes, para dar inicio a um novo processo grupal terapêutico.
Os participantes serão adicionados ao grupo no Telegram para combinações de datas para inicio e realização quinzenal.
Grupo : Dificuldades no relacionamento/casamento
Grupo : Superando a separação